CNH Digital AL

Saiba as regras da CNH Digital AL e veja como ativar a sua habilitação pelo aplicativo

A tecnologia é uma verdadeira aliada da facilidade do dia-a-dia.

Afinal, hoje em dia nós podemos acessar serviços online, como pagar contas, resolver problemas, receber atendimento personalizado e, até mesmo, emitir documentos sem precisar sair de casa.

Dessa forma, diversos canais de atendimento foram implementados e novas ferramentas para o condutor surgiram e, entre elas, a CNH Digital – uma nova versão do tradicional documento que pode ser acessada diretamente da tela do seu celular.

CNH Digital AL


CNH Digital Detran Alagoas

A maioria dos estados do Brasil já oferece essa nova ferramenta para os usuários. Em Alagoas, por exemplo, o documento eletrônico vem ganhando cada vez mais adeptos que buscam a praticidade.

A CNH Digital AL funciona como uma opção substituta para a carteira de habilitação que conhecemos, podendo ser utilizada da mesma forma.

No entanto, o seu diferencial é que o documento é completamente digital e pode ser acessado através do app do Detran – mesmo quando o condutor estiver desconectado.

Então, se você ficou curioso e deseja saber mais sobre a CNH Digital AL, continue lendo este artigo, pois eu separei todas as informações sobre o documento eletrônico para que você não fique de fora. Confira!


CNH Digital Detran AL

Um serviço oferecido peloa Detran de Alagoas, a CNH Digital AL é uma ferramenta criada para trazer facilidade e rapidez ao dia-a-dia do condutor. A documentação digital está disponível para todos os motoristas alagoenses e pode ser feita com apenas alguns cliques.

O Detran é o órgão responsável pela administração e pelo gerenciamento das questões de trânsito em cada estado e, portanto, é quem cuida da emissão de tais documentos.

Dessa forma, os Departamentos de Trânsito oferecem ao condutor a opção do documento digital para que ele não necessite carregar a carteira de habilitação impressa para onde for.

A CNH Digital AL é uma opção prática para quem vive na correria e, às vezes, acaba se esquecendo de algo.


CNH Digital AL como funciona

Como você pôde ver, a CNH Digital AL é uma opção para aqueles que buscam por facilidade e não gostam de carregar vários documentos na carteira.

No geral, o documento eletrônico atua como uma forma de substituição da habilitação tradicional, por meio do qual o usuário consegue acessar seus dados através do celular.

O único requisito para a obtenção da CNH Digital AL é que a carteira de habilitação do condutor seja atualizada e possua o QR code no verso.

Caso a CNH seja mais antiga, é necessário realizar a emissão da 2ª do documento antes de qualquer coisa.


CNH Digital AL Denatran

Vale ressaltar ainda que o cadastro da CNH Digital AL é feito através do site do Denatran – órgão responsável pela captação de dados e pelo processamento da solicitação do documento eletrônico.

Assim, para que o usuário consiga a sua CNH Digital AL é necessário acessar o portal de serviços do departamento e realizar o cadastro na plataforma, como você verá a seguir.


CNH Digital AL cadastro

A emissão do documento eletrônico possui duas etapas: de cadastramento na plataforma do Denatran e de login no app. Portanto, para conseguir a sua CNH Digital AL, o usuário deve:

  1. Verificar se a habilitação possui o QR code no verso;
  2. Cadastrar-se na plataforma do Denatran;
  3. Ativar o cadastramento no próprio site;
  4. Baixar o app “Carteira Digital de Trânsito”;
  5. Fazer login com o CPF e a chave de acesso emitida na área de ativação;
  6. Criar uma senha na plataforma online e acessar o app.

Dessa forma, a carteira de habilitação digital ficará disponível no aplicativo e o usuário poderá acessar quando quiser, mesmo sem internet.


CNH Digital AL aplicativo

Nas lojas de aplicativos, o app da CNH Digital AL pode ser encontrado como “Carteira Digital de Trânsito”.

É através dele que o condutor terá acesso às suas informações e poderá utilizar o documento digital.

Dessa forma, basta instalar o app – que está disponível nas principais plataformas, para Android e iPhone – e aproveitar as vantagens que a CNH Digital AL tem para te oferecer.

CNH Digital AL aplicativo


Ativar CNH Digital AL

Como mostrado no passo a passo, a ativação da CNH Digital AL é feita através do site e do aplicativo.

Assim, o usuário que realizar o cadastro na plataforma, deve se direcionar para a aba de ativação – localizada no menu lateral – a fim de emitir o código de acesso ao app.

Feito isso, basta instalar a aplicação e acessá-la através do código que foi emitido.


Certificado CNH Digital AL

O certificado da CNH Digital AL fica disponível ao condutor por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito a fim de possibilitar que o usuário não carregue sempre o documento impresso.

Sendo assim, para obter o certificado basta acessar o app e buscar pela exibição da CNH Digital AL.


Consulta CNH Digital AL

Assim como a emissão do certificado, a consulta da CNH Digital AL pode ser feita através do aplicativo, pois dessa forma o condutor tem acesso a todas as informações necessárias e consegue apresentar a documentação online quando for preciso.

Viu como pode ser simples obter a sua CNH Digital AL?

admin

O DetranAL é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.